Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso
Home » » Festa da Mãe da Misericórdia

Festa da Mãe da Misericórdia

Written By Irmãs de Jesus Misericordioso on segunda-feira, 16 de novembro de 2015 | 13:56:00


A FESTA DA MÃE DE MISERICÓRDIA
(novena para a festa começa dia 7 de novembro)
"Na capela de Ostra Brama, a imagem da Imaculada Mãe nos-dá uma representação perfeita de submissão à vontade de Deus, que é a própria misericórdia, e dedicação aos outros. Façamos atos de misericórdia, nos jogando nos braços do Deus misericordioso, pois, embora Ele possa parecer nos ferir, como Ele parecia ferindo Maria debaixo da cruz, Ele está na realidade nos atraindo a Si, e pedindo-nos para confiar na Sua misericórdia. "(Beato Pe. Miguel Sopocko, A Misericórdia de Deus em suas obras, vol. IV, p.89-90)


1. Hino a Mãe de Misericórdia.

2. Invocações diárias:

Ó Maria, Tu és a Minha Advogada – fala por mim
Ó Maria, Tu és a Minha Benfeitora - enriquece-me
Ó Maria, Tu és o Meu Conforto – consola-me
Ó Maria, Tu és o Meu Guia – conduze-me
Ó Maria, Tu és a Minha Estrela - guia-me
Ó Maria, Tu és a Minha Força - fortalece-me
Ó Maria, Tu és a Minha Guardiã– protege-me
Ó Maria, Tu és a Minha Luz - ilumina-me
Ó Maria, Tu és a Minha Mãe – ama-me
Ó Maria, Tu és a Minha Protetora – defende-me
Ó Maria, Tu és o Meu Refúgio – cubra-me
Ó Maria, Tu és a Minha Ajuda – vem a mim

3. Orações:

Dia I
Eu vos saúdo, ó mais louvável Rainha e Mãe da Misericórdia, conhecida por milagres que têm feito através de sua imagem em Ostra Brama. Caindo de joelhos diante de sua imagem sagrada, eu humildemente imploro inflama o meu coração com o seu amor e obtenha - me a graça de permanecer sempre em Seu serviço e ao serviço do Seu Filho, Jesus Cristo, para que com a sua ajuda eu possa cumprir a vontade de Deus e alcançar a felicidade eterna no céu! Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria...Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia II
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, Senhora e Rainha do mundo, que em Ostra Brama concede grandes graças a todos que procuram a Suaproteção, eu Vós saúdo com o amor de todas as criaturas e Vós imploro à pedir por mim junto ao Seu Filho a graça que preciso e abre-me as portas do céu para a glória eterna.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho pela graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia III
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, que se dignou colocar a sua imagem sagrada em Ostra Brama, para que todos possam chegar a Vós como Nossa mãe e Guardiã, venho a Vós como o filho pródigo, e peço que me aceite como seu filho e me recomende a Jesus Seu Filho muito amado.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia IV
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, que através de sua imagem sagrada em Ostra Brama curou os enfermos e trouxe os mortos de volta à vida, cura minha alma afligida pelo pecado, para que com a Sua ajuda eu possa escapar da morte eterna e viver Convosco e Seu Filho, Jesus Cristo, na bem-aventurança eterna.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia V
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, fonte de água viva da qual todas as pessoas podem tirar, transborda-me com a Sua santa graça e protege-me contra as tempestades do mundo, para que com a Sua ajuda, eu possa chegar feliz ao porto da salvação.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia VI
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, Senhora e Rainha de todo o mundo, que concede inumerável graças para todos os que procuram a sua ajuda através da sua imagem sagrada, ajuda-me a combater minhas fraquezas, para que, durante meu exílio terrestre eu possa ser unida Convosco em espírito louvando Vós incessantemente, e assim merecer a graça de reinar convosco para sempre.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia VII
Mãe Santíssima, Mãe de Misericórdia, cheia de graça e de caridade nesta imagem sagrada, eu, sua criança indigna e ingrata fico de pé diante da sua imagem sagrada confessando minha miséria e pobreza e implorando-lhe para interceder junto ao Seu Filho, meu querido Salvador Jesus Cristo, pela graça da fé, esperança e amor, para que por Vós eu posso alcançar a felicidade eterna.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar Seu Filho para a graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia VIII
Santa Maria, Mãe de Misericórdia, conforto aos angustiados, caio de joelhos diante de sua imagem sagrada, com um coração cheio de dor.Para quem devo ir Mãe de Misericórdia, onde entregarei meu sofrimento se não for a Vós, Mãe de Misericórdia, sou atraído para Vós pelo Seu poder celestial e pela bondade inimaginável de seu Coração. Ó Virgem Santíssima, pede a Deus por mim a graça da paciência cristã que eu possa suportar todas as dores e as adversidades, humildemente aceitando a vontade de Deus a fim de retribuir a Sua justiça pelos meus pecados e que me torna digno da recompensa celeste.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-vos implorar a Seu Filho para a graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Dia IX
Ó mais Nobre Mãe do Salvador, Virgem Imaculada de Ostra Brama, cheia de incrível doçura e delicadeza! Eu caio de joelho diante de Sua imagem sagrada e imploro Sua misericórdia. Com a confiança em Sua bondade e generosidade, busco a sua proteção, pois é em Vós que o fraco encontra consolo e força. Ó Maria de Ostra Brama, na bondade de seu Coração, fixe o Seu olhar sobre mim do céu a partir deste momento em diante, até a hora da minha morte. Venha a mim na hora da morte, juntamente com meu anjo da guarda e o meu santo padroeiro, para que eu possa obter a graça do perdão de seu Divino Filho, de quem tantas vezes tenho ofendido por meus pecados graves. Santa Maria, Mãe de Deus! Mãe de Misericórdia,rogai por nós agora e na hora de nossa morte.Ó Mãe de Misericórdia, dignai-Vos implorar a Seu Filho para a graça que eu peço nesta novena, com humildade e confiança através da sua poderosa intercessão. Amém.
Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória...
Mãe da Misericórdia - rogai por nós. (3x)

Relação com a Mensagem da Divina MisericórdiaEm Vilna, capital da Lituânia, se venera a imagem da Mãe da Misericórdia de Aušros Vartai (Portal da Aurora) desde 1522, localizada numa das entradas do antigo muro. Em 1773 o Papa Clemente XIV concedia indulgências a quem rezasse ali com devoção, e em 1927 o Papa Pio XI permitiu que a pintura fosse solenemente coroada com o título de Maria, Mãe de Misericórdia. Sua festa é celebrada a 16 de novembro.
Em nossos tempos, Santa Faustina Kowalska†, mística polonesa, nos repropõe a centralidade da Divina Misericórdia para a fé e a vida da Igreja, recorrendo a Maria Santíssima como Mãe da Misericórdia, padroeira da Congregação religiosa a que pertencia (cf. Diário 79, 449, 1560), cuja festa celebravam (a Congregação) em 5 de agosto. Por Providência divina, a primeira vez em que a imagem de Jesus Misericordioso foi publicamente venerada foi justamente em Vilna (cf.Diário,417).
Em qual sentido podemos proclamar Maria como Mãe de misericórdia? Sem cometer o grave equívoco de pensar que a misericórdia é reservada a Maria e a justiça a Jesus (como muitos medievais chegaram a pensar), o título “Mãe da Misericórdia” ou “Mãe de misericórdia” assim se justifica: Maria é a mulher que experimentou de modo único a misericórdia de Deus – que a envolveu de modo particular desde a sua Imaculada Conceição, passando pela Anunciação, como discípula fiel do seu Filho, até o grande momento da Sua Páscoa (paixão, morte, ressurreição, glorificação e Pentecostes). Ela é kecharitoméne, “cheia de graça”, ou seja, totalmente transformada pela benevolência divina (cf. Ef 1,6).
Maria é a mãe que gerou a misericórdia divina encarnada – graça extraodinária que coloca a jovem Maria, a partir da Encarnação do Filho de Deus, numa relação inimaginável de intimidade com o próprio “Pai das misericórdias” (2Cor 1,3). A partir do seu “eis-me aqui” e o seu “faça-se”, a misericórdia divina se faz carne e entra na história!
Maria é a profetisa que exalta a misericórdia de Deus – pois no seu cântico o “Magnificat” por duas vezes – unida ao Filho do Altíssimo e ao seu Espírito – ela louva ao Pai misericordioso: “a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem”; “socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia” (Lc 1,50.54).
Maria é a intercessora incansável do povo de Deus – elevada aos Céus em corpo e alma, Maria não deixa de apresentar as necessidades dos fiéis ao seu Filho, a quem rogou pelos esposos de Caná, quando vivia na terra (cf. Jo 2,1ss). Ela “continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna”, ensina o Concílio Vaticano II (Lumen gentium, n. 62), praticando assim a misericórdia, sobretudo para com os que padecem dos males da alma (pecadores), mas também do corpo (todos que sofrem).
Maria é a apóstola incansável da misericórdia divina – com a permissão e o envio do seu Filho, Maria visitou inúmeras vezes os seus filhos ainda peregrinos neste mundo, o que podemos contemplar nas aparições que já gozam de beneplácito eclesial (Guadalupe, La Salette, Lourdes, Knock, Fátima etc.), convidando a todos a se aproximarem do “trono da graça” que é o seu Filho. Com o seu coração compassivo de Mãe, não poderia permanecer indiferente às mazelas dos seus filhos neste vale de lágrimas!A Mãe de Jesus e nossa merece, portanto, ser honrada como Mãe da Misericórdia e Mãe de misericórdia! Ó Maria, Mãe que experimentastes e gerastes a Misericórdia, Mãe que proclamais e exerceis a misericórdia, fazei de nós autênticos apóstolos deste mesmo mistério de amor em nossos tempos. Amém.
SHARE

About Irmãs de Jesus Misericordioso

0 comentários :