Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso

Carisma


O Carisma de nossa Congregação está apoiado nas palavras de Jesus, que desejando esta Congregação, Ele mesmo deu a sua identidade. O primeiro registro no Diário de Santa Faustina, sobre a nova comunidade religiosa, mostra a essência deste carisma. Santa Faustina anotou as palavras que ouviu no dia da solenidade de Pentecostes: „Pedirás, com tuas companheiras, a misericórdia para ti e para o mundo.” (D. 435). E depois dessas palavras a irmã escreveu „Deus está exigindo que haja uma Congregação que proclame ao mundo a misericórdia de Deus e que a peça para o mundo. ” (D. 436). E confirmou isso com a seguinte discrição:
“... vi Nosso Senhor no limiar da porta, na mesma forma que está pintada a Imagem, que me disse: Desejo que haja uma tal Congregação.” (D. 437).
Jesus apontou a Santa Faustina elementos específicos do carisma da Congregação, a qual desejou. A Santa escreveu: „No dia seguinte, já no inicio da Santa Missa, vi Jesus, em beleza indizível. Disse-me que exigia que fosse essa Congregação fundada quanto antes. Tu viverás nela, com as tuas companheiras. O meu espírito será a regra da vossa vida. Vossa vida deve modelar-se pela Minha, desde a manjedoura até a morte na cruz. Penetra nos Meus mistérios e conhecerás o abismo da Minha misericórdia para com as criaturas e a Minha insondável bondade - e a darás a conhecer ao mundo. “Através da oração, serás medianeira entre a terra e o céu.”
(D. 438). E como em outro lugar: „Estou a entregar-te duas pérolas preciosas ao Meu Coração, que são as almas dos sacerdotes e as almas religiosas. Rezarás especialmente por elas, e a força delas estará no vosso despojamento. ”(D. 531).
No contexto das reflexões de Santa Faustina a respeito das regras de vida da nova Congregação aparecem outras palavras de Jesus: "Minha filha, garanto-te recursos constantes de que viverás. A tua obrigação é confiar totalmente na Minha bondade, e a Minha é dar-te tudo de que necessitas. Eu mesmo faço-Me dependente da tua confiança; se ela for grande, a Minha generosidade não terá limites.” (D. 548).
Os fragmentos acima mostram um elemento chave do carisma de nossa congregação, transmitido pelo primeiro autor, ou seja, pelo próprio Jesus. E baseado nisto está construída toda a espiritualidade da Congregação.
O carisma da Congregação poderia ser resumido em uma só palavra – misericórdia. No entanto essa misericórdia tem muitas tonalidades e conteúdos extremamente profundos.  A primeira tarefa, que é colocada a frente de cada uma de nós e de toda a nossa comunidade é o louvor a Misericórdia de Deus. Louvor significa persistir em uma atitude de agradecimento e de bendizer a Deus por sua bondade, e isso tudo envolvido de um profundo e amor e reverência. Da atitude de louvor, expressando amor, surge uma segunda tarefa, ou seja, anunciar a Misericórdia de Deus. Este anuncio se dá de diversas maneiras, não somente pela palavra mas também pela atitude e ação. E a terceira tarefa é pedir a Misericórdia ao mundo inteiro.
A realização do nosso carisma, portanto, acontece em três níveis: a oração, palavra e a ação. Seu centro é o louvor e a proclamação da Misericórdia de Deus em oração, palavra e ação. E por sua vez disso flui toda misericórdia em relação à outra pessoa, que ao mesmo tempo se expressa pela oração de intercessão, por uma boa palavra e ato. Cada pessoa precisa da Misericórdia em cada lugar, por isso também nosso servir não se limita a uma única concreta forma, mas em todos os lugares onde nós estamos nossa tarefa é louvar ao Misericordioso Deus e ter a misericórdia em relação ao próximo.
Entre as muitas características do nosso carisma, tem lugar principal a confiança. Toda a nossa vida deve penetrar na confiança na Misericórdia de Deus e na entrega a Ele mesmo, e a Sua bondade.
Além disso – de acordo com as palavras de Jesus – nossa vida, sofrimentos, trabalhos, alegrias e dificuldades, unimos com o sacrifício de Jesus, para pedir a misericórdia para si e para o mundo, e principalmente para os sacerdotes e pessoas consagradas.
Uma característica peculiar de nossa espiritualidade são também as formas identificadas do Culto a Misericórdia de Deus. Já é conhecido em toda a Igreja o terço da Misericórdia Divina, a festa em honra a Divina Misericórdia, e que é solenemente vivenciada em nossa Congregação, a imagem de Jesus Misericordioso, que é cercada por uma especial veneração em nossa Congregação como também outras orações de louvor a Misericórdia de Deus, em que sua fonte se encontra no "Diário" ou nos escritos do fundador.

0 comentários :