Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso
Home » » Conhecendo a Imagem de Jesus Misericordioso. O Olhar...

Conhecendo a Imagem de Jesus Misericordioso. O Olhar...

Written By Irmãs de Jesus Misericordioso on segunda-feira, 15 de outubro de 2018 | 15:42:00


Confiemos no Senhor,

Vamos conhecer um pouco da Imagem que é tão importante dentro do Culto a Divina Misericórdia. 

No dia 22 de fevereiro de 1931, Jesus pediu a Santa Faustina algo que para ela era impossível: “Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (Diário, 47). Impossível porque além de não possuir habilidades artísticas, Santa Faustina encontrava dificuldades em obter a permissão dos confessores e superioras.


Contudo, após um período de incertezas e dúvidas, ao ser transferida para a casa da Congregação em Wilno, por fim cumpriu-se a promessa de Jesus de conceder-lhe uma ajuda visível na terra. Santa Faustina encontra-se com Padre Miguel Sopoćko, seu confessor e diretor espiritual. Com a ajuda dele, torna-se possível realizar as exigências de Jesus a respeito da Imagem. A pintura, feita no transcurso do primeiro semestre de 1934 por Eugeniusz Kazimirowski, foi acompanhada pelo Padre Miguel que a pedido do pintor posou vestido com túnica branca. Fato que mostra a dificuldade do pintor de realizar a pintura de algo que não viu, tendo como referência apenas o que lhe descrevia Santa Faustina. Durante o período da pintura da Imagem, Santa Faustina recebeu aautorização da Superiora para até duas vezes por semana acompanhar sua realização e orientar a correção dos detalhes necessários.

Finalmente, em junho ou julho de 1934, a imagem estava pronta. Padre Miguel se impôs muitos esforços para que a imagem fosse exposta para o culto público. Devido ao seu conteúdo diferente e às suas origens, não podia colocá-la na igreja sem a autorização do Arcebispo. Contudo, na Sexta-Feira Santa de 1935, Jesus exigiu que o Padre Miguel expusesse a Imagem por três dias (do dia 26 a 28 de abril) na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, em Ostra Brama, Wilno, onde haveria um tríduo para o encerramento do Jubileu dos 1900 anos da Redenção do Mundo, que aconteceria no Domingo “in albis” — dia em que futuramente toda a Igreja celebraria a Festa da Misericórdia.


Após a Solenidade, a Imagem foi levada novamente ao seu antigo lugar, escondido, no convento das beneditinas, e ali permaneceu por mais dois anos. Por fim, no dia 4 de abril de 1937, com a autorização do Arcebispo de Vilna, Dom Romualdo Jalbrzykowski, a Imagem foi abençoada e exposta na Igreja de São Miguel, no altar lateral, do lado esquerdo do altar-mor.


Essa imagem cercada de grande veneração dos fiéis e adornada de numerosos votos, não foi uma invenção de Santa Faustina, mas um desejo de Jesus. Ele mesmo manifestou o desejo de que fosse venerada no mundo inteiro (cf. D. 47). "Por meio dessa Imagem — afirmou Jesus — concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela" (D. 570). "A alma que venerar essa imagem — prometeu — não perecerá". Já aqui na terra vencerá os inimigos, principalmente na hora da morte. Ele mesmo a defenderá como Sua glória. (cf. Diário, 48).

Depois de uma de suas visitas ao pintor, Santa Faustina chorou. Escreveu em seu Diário: “Quem Vos pintará tão belo como sois?” (D. 313). Nenhum pincel seria capaz de pintar Jesus em Sua real beleza. Contudo o valor dessa Imagem, disse Jesus, não está na tinta ou na habilidade do pintor, mas na Graça que Nosso Senhor quer nos transmitir por meio dela. 

O Olhar:


“O Meu olhar nesta Imagem é o mesmo que Eu tinha na Cruz”, afirma Jesus (Diário 326)

Para se encontrar com o olhar de Jesus nesta imagem é necessário ficar a seus pés assim como embaixo da cruz. 
Um olhar de perdão, compaixão, paciência e misericórdia. Um olhar que perdoa e acolhe, que não julga e condena. Capaz de acreditar que eu posso de novo voltar. Um olhar que me espera e me acompanha, que se alegra ao me ver. Um olhar cheio de MISERICÓRDIA. 

Senhor, Tu me buscas com os olhos, com um olhar repleto de amor que sempre deposita em mim a esperança. Ajuda-me a não desprezar o Teu olhar, mas a corresponder, dirigindo-Te o meu, contrito e cheio de confiança na Tua misericórdia.





Fonte: Revista da Divina Misericórdia. Texto escrito pelas Irmãs de Jesus Misericordioso. 
SHARE

About Irmãs de Jesus Misericordioso

0 comentários :